Adiamento do leilão do TAV não compromete continuidade do projeto, afirma ministro dos Transportes
4281Adiamento do leilao do TAV nao compromete continuidade do projeto, afirma ministro dos Transportes12/08/2013 - 13:0731/12/2036 - 13:07<p style="margin: 0px 0px 1em; padding: 0px; border: 0px; outline: 0px; font-family: 'Helvetica Neue', Helvetica, Arial, sans-serif; color: rgb(0, 0, 0); text-align: justify;">
Ao anunciar o adiamento da primeira etapa da licita&ccedil;&atilde;o para o Trem de Alta Velocidade (TAV), o ministro dos Transportes, C&eacute;sar Borges, garantiu que o projeto ir&aacute; continuar.&nbsp; Ser&aacute; adiada a primeira fase do processo, para escolha do fornecedor da tecnologia, opera&ccedil;&atilde;o do servi&ccedil;o e manuten&ccedil;&atilde;o do sistema. A segunda fase do leil&atilde;o, que ir&aacute; definir as empresas respons&aacute;veis pela infraestrutura do projeto, permanece prevista para 2015. A previs&atilde;o para a entrada em opera&ccedil;&atilde;o em 2020 foi mantida.</p>
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Segundo o ministro, que tratou do assunto em entrevista no Minist&eacute;rio no dia 12 de agosto, o prazo estendido no cronograma em um ano na primeira fase trar&aacute; mais seguran&ccedil;a e oportunidade a outras empresas estrangeiras de participar do processo. &ldquo;Queremos o maior n&uacute;mero de participantes no certame&rdquo;, disse.&nbsp; O motivo do adiamento foi atender ao pedido de investidores alem&atilde;es e espanh&oacute;is.</p>
<p style="margin: 0px 0px 1em; padding: 0px; border: 0px; outline: 0px; font-family: 'Helvetica Neue', Helvetica, Arial, sans-serif; color: rgb(0, 0, 0); text-align: justify;">
<strong style="margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; outline: 0px; font-style: inherit; font-size: inherit; color: inherit; line-height: 18px;">Opera&ccedil;&atilde;o mantida -</strong>&nbsp;&ldquo;N&atilde;o vamos determinar datas. A previs&atilde;o de 2020 para entrada em opera&ccedil;&atilde;o continua mantida. O projeto do Trem de Alta Velocidade &eacute; um processo complexo, que nunca foi r&aacute;pido em qualquer projeto pelo mundo. Exige detalhamento e a forma&ccedil;&atilde;o dos cons&oacute;rcios para a disputa. N&atilde;o existem muitos no mundo inteiro. Se todos viessem ao Brasil, seriam no m&aacute;ximo cinco&rdquo;, disse C&eacute;sar Borges.&nbsp;</p>
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Atualmente, est&aacute; em curso, pela EPL, o processo de licenciamento ambiental e de contrata&ccedil;&atilde;o da empresa respons&aacute;vel pelo gerenciamento e integra&ccedil;&atilde;o dos estudos para o projeto final de engenharia. O processo para contrata&ccedil;&atilde;o da gerenciadora teve in&iacute;cio no dia 5 de mar&ccedil;o deste ano com a publica&ccedil;&atilde;o do edital no Di&aacute;rio Oficial da Uni&atilde;o.</p>
<p style="margin: 0px 0px 1em; padding: 0px; border: 0px; outline: 0px; font-family: 'Helvetica Neue', Helvetica, Arial, sans-serif; color: rgb(0, 0, 0); text-align: justify;">
Segundo o presidente da Empresa Brasileira de Log&iacute;stica (EPL), Bernardo Figueiredo, tamb&eacute;m presente ao an&uacute;ncio desta tarde, a decis&atilde;o foi positiva porque n&atilde;o houve pedido de altera&ccedil;&atilde;o do modelo de concess&atilde;o. Ao contr&aacute;rio, as empresas se sentem atra&iacute;das pela aus&ecirc;ncia de mudan&ccedil;as de par&acirc;metros.&nbsp; Figueiredo reiterou que o adiamento pode ser adotado sem comprometer o cronograma.</p>
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<strong style="margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; outline: 0px; font-style: inherit; font-size: inherit; color: inherit; line-height: 18px;">Tecnologia</strong></p>
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O projeto &eacute; baseado em tecnologia de ferrovia de alta velocidade gen&eacute;rica, com provis&atilde;o espec&iacute;fica para um tra&ccedil;ado dedicado e totalmente segregado para maximizar a velocidade de opera&ccedil;&atilde;o e assegurar alto desempenho operacional em termos de confiabilidade e pontualidade, conforme as caracter&iacute;sticas descritas nos demais Estudos. O TAV Brasil n&atilde;o prev&ecirc; compartilhamento de qualquer via existente ou que opere conjuntamente com servi&ccedil;os brasileiros ferrovi&aacute;rios ou de metr&ocirc; existentes. O tra&ccedil;ado do TAV Brasil prev&ecirc; vias dedicadas para a esta&ccedil;&atilde;o principal em cada cidade, com o tra&ccedil;ado frequentemente localizado em t&uacute;neis em &aacute;reas urbanas densamente povoadas.</p>
<p style="margin: 0px 0px 1em; padding: 0px; border: 0px; outline: 0px; font-family: 'Helvetica Neue', Helvetica, Arial, sans-serif; color: rgb(0, 0, 0); text-align: justify;">
Fonte: <a href="http://www.transportes.gov.br/noticia/conteudo/id/85583">Minist&eacute;rio dos Transportes</a></p>
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