Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialNo Dia da Árvore, EPL e indígenas Xavante chegam a acordo sobre plantio de 150 mil mudas no MT
Quem Somos
Comissão de Ética
Estatuto Social Galeria de Diretores
Gestão de Pessoas
Lei Nº 12.743 - Criação da EPL Missão, Visão e Valores Estrutura Organizacional
Rol de Responsáveis
Colegiados (COAUD, CONFIS e COELE)
Regimento Interno Regulamentos Internos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Transparência e Prestação de Contas

No Dia da Árvore, EPL e indígenas Xavante chegam a acordo sobre plantio de 150 mil mudas no MT

21 de setembro de 2022

No Dia da Árvore, EPL e indígenas Xavante chegam a acordo sobre plantio de 150 mil mudas no Mato Grosso

Nesta quarta-feira (21), o Brasil comemora o Dia da Árvore e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) avançou mais uma etapa no projeto para plantar mais de 150 mil árvores e reflorestar uma área de 93 hectares na Terra Indígena Marãwatsédé, no Mato Grosso. O trabalho é uma das condicionantes do Ibama para emissão de licenças ambientais necessárias para a pavimentação de trechos da BR-158/MT.

Em uma reunião realizada entre representantes da EPL, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e comunidade e lideranças Xavante, os indígenas aprovaram as áreas destinadas ao plantio das mudas. No encontro, também foi apresentada uma lista das espécies que serão plantadas. A seleção de árvores nativas considerou o potencial de uso das plantas pelas comunidades e pela fauna local. Entre as finalidades estão a alimentação, uso medicinal, produção de artesanato, produção de mel, madeira, paisagismo e outras atividades.

Nas próximas etapas do Projeto de Plantio Compensatório, a EPL contará com um sistema que reúne fotos aéreas com alta resolução e análise laboratorial e dados do solo, vegetação, hidrografia e uso e ocupação das terras. O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) aplicará técnicas de geoprocessamento e disponibilizará os dados pela internet.

Mata Densa

No idioma xavante, Marãiwatsédé significa mata densa. A Terra Indígena está localizada entre as bacias dos rios Xingu e Araguaia, no nordeste mato-grossense, e possui área de 165 mil hectares.

  • Edifício Parque Cidade Corporate - Torre C,
    SCS Quadra 9, Lote C, Torre C - 7º e 8º andares
    Brasília - DF - 70.308-200
  • + 55 (61) 3426-3743
    + 55 (61) 3426-3967
    + 55 (61) 3426-3941
  • institucional@epl.gov.br