Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ProdutosProdutos Página InicialPlano Nacional de Logística - PNL
Quem Somos
Comissão de Ética
Estatuto Social Galeria de Diretores
Gestão de Pessoas
Lei Nº 12.743 - Criação da EPL Missão, Visão e Valores Estrutura Organizacional
Rol de Responsáveis
Colegiados (COAUD, CONFIS e COELE)
Regimento Interno Regulamentos Internos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Transparência e Prestação de Contas

Plano Nacional de Logística - PNL

O Plano Nacional de Logística (PNL) é um dos principais instrumentos que o Poder Público dispõe para planejar, no longo prazo, a infraestrutura de transportes brasileira. O PNL identifica e propõe, com base no diagnóstico atual, soluções que contribuam para o desenvolvimento brasileiro. O objetivo é indicar empreendimentos que propiciem a redução dos custos, melhorar o nível de serviço para os usuários, buscar o equilíbrio da matriz, aumentar a eficiência dos modos utilizados para a movimentação das cargas e diminuir a emissão de poluentes.

O PNL é desenvolvido pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) de acordo com as atribuições legais da empresa. Neste papel, a EPL busca integrar os planejamentos setoriais brasileiros, de forma a promover o desenvolvimento regional e nacional, além de garantir a infraestrutura necessária para o escoamento de produção e deslocamento da população por todo o território brasileiro.

Nesta página, estão disponíveis os estudos, metodologia e resultados dos planos desenvolvidos pela EPL até o momento. Para acessar, clique na edição desejada.

Plano Nacional de Logística 2035 

O Plano Nacional de Logística 2035 é um novo plano. Desenvolvido com uma metodologia inovadora e totalmente intermodal, abrangendo o transporte de cargas e de pessoas em nível nacional, ele traça uma visão estratégica da rede de transporte no futuro, e avalia o quanto ela está próxima dos objetivos da Política Nacional de Transportes por meio de um sistema de indicadores. Nessa análise, identificamos necessidades que devem ser trabalhadas nos planos Setoriais de transporte (terrestre, portuário, hidroviário e aeroviário nacional) e oportunidades para o desenvolvimento de projetos, ações e iniciativas.

O PNL 2035 também é uma ferramenta para a priorização dos empreendimentos e intervenções na infraestrutura de transportes em andamento ou em estudos, e proporciona o estabelecimento de um processo de planejamento contínuo para o Governo Federal, Governos Estaduais, e entidades privadas parceiras.

A versão final do PNL 2035 foi aprovada pelo Comitê Estratégico de Governança do Ministério da Infraestrutura em 15 de outubro de 2021, e seu conteúdo encontra-se aqui 

Plano Nacional de Logística 2025 

  • Edifício Parque Cidade Corporate - Torre C,
    SCS Quadra 9, Lote C, Torre C - 7º e 8º andares
    Brasília - DF - 70.308-200
  • + 55 (61) 3426-3743
    + 55 (61) 3426-3967
    + 55 (61) 3426-3941
  • institucional@epl.gov.br