Seu navegador não suporta javascript!

Já somos Infra S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialPanorama Transportes: mês de julho registra alta da movimentação de carga em todos os modais
Quem Somos
Comissão de Ética
Estatuto Social Galeria de Diretores
Gestão de Pessoas
Lei Nº 12.743 - Criação da EPL Missão, Visão e Valores Estrutura Organizacional
Rol de Responsáveis
Colegiados (COAUD, CONFIS e COELE)
Regimento Interno Regulamentos Internos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Transparência e Prestação de Contas

Panorama Transportes: mês de julho registra alta da movimentação de carga em todos os modais

26 de setembro de 2022

Panorama Transportes:  mês de julho registra alta da movimentação de carga em todos os modais

No mês de julho, a movimentação de cargas no Brasil registrou aumento em todos os modais de transporte. Os números divulgados no Panorama Transportes do Observatório Nacional de Transporte e Logística da EPL mostram que o setor aquaviário, com foco no comércio exterior obteve um crescimento de 5,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 80,12 milhões de toneladas movimentadas.

As ferrovias registraram aumento de 2,6% em relação a julho de 2021, representado por quase 47 milhões de toneladas uteis. Desse total, mais de 70% da carga é representada por minério de ferro.  O transporte rodoviário de soja, milho e farelo com foco no comércio exterior teve crescimento de 8,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando a quase sete milhões de toneladas transportadas no mês de julho. No setor aéreo, a carga transportada ultrapassou a marca de 110 milhões de quilos. O total transportado em 2022 é 8,6% maior do que o registrado no mesmo período de 2021.

Passageiros 

Os dados dessa edição mostram a maior movimentação de passageiros por transporte aéreo de 2022. Foram movimentados 9,12 milhões de pessoas no mês de julho, um aumento de quase 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Desse total, 7,65 milhões representam passageiros domésticos e 1,47 milhões de passageiros internacionais. A demanda internacional por voos em 2022 cresceu de forma bastante expressiva em relação a 2021, representando uma melhora na movimentação do setor em 375%.

Pode ser observado comportamento similar na movimentação de passageiros por transporte rodoviário interestadual. O mês de julho, que registrou a maior movimentação, chegou a 2,66 milhões de pessoas transportadas entre os estados do Brasil. A variação no acumulado do ano em comparação com 2021 foi de um aumento de 71% nas viagens.

Essas e mais informações estão disponíveis no Panorama de Transportes elaborado pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) que detalha mensalmente os dados do setor de transportes e está disponível em https://ontl.epl.gov.br/paineis-analiticos/painel-panorama-transportes/

  • Edifício Parque Cidade Corporate - Torre C,
    SCS Quadra 9, Lote C, Torre C - 7º e 8º andares
    Brasília - DF - 70.308-200
  • + 55 (61) 3426-3743
    + 55 (61) 3426-3967
    + 55 (61) 3426-3941
  • negocios@infrasa.gov.br
    institucional@infrasa.gov.br
    ontl@infrasa.gov.br