Seu navegador não suporta javascript!

Já somos Infra S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialEstudos da EPL mostram potencial do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha
Quem Somos
Comissão de Ética
Estatuto Social Galeria de Diretores
Gestão de Pessoas
Lei Nº 12.743 - Criação da EPL Missão, Visão e Valores Estrutura Organizacional
Rol de Responsáveis
Colegiados (COAUD, CONFIS e COELE)
Regimento Interno Regulamentos Internos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Transparência e Prestação de Contas

Estudos da EPL mostram potencial do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha

13 de setembro de 2022

Estudos da EPL mostram potencial do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha
Estudos da EPL mostram potencial do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha
A prefeitura de Caxias do Sul (RS) apresentou um levantamento inicial, realizado pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), mostrando que, quando concluído, o Aeroporto Regional da Serra Gaúcha pode chegar a movimentar 1,3 milhão de passageiros por ano. O documento faz parte do trabalho em desenvolvimento pela estatal, a pedido do governo do município, que avalia a possibilidade de concessão do futuro aeroporto à iniciativa privada. 
 
O levantamento foi elaborado com base na perspectiva de crescimento populacional, industrial, agrícola e de serviços da região para o ano de 2026, data prevista para a conclusão do aeroporto, e resultou em dois cenários. No primeiro, que considera o crescimento orgânico dos voos com base apenas nas estimativas de aumento populacional, a previsão é de que o aeroporto receba 272 mil passageiros por ano. A marca de 1,3 milhão é atingida ao se levar em conta a atração de passageiros que utilizam outros aeroportos para acessar a Serra Gaúcha. 
 
A EPL também desenvolve um estudo que avalia a relação entre custo e benefício de uma concessão para o aeroporto, a estimativa de geração de empregos e o incremento do PIB do município. Além da análise socioeconômica, os estudos vão verificar as principais fontes de receita para uma futura concessão, de acordo com as perspectivas de demanda. Por fim, também serão indicadas as melhores opções de contratos para a desestatização do aeroporto (concessão comum ou parceria público-privada).
 
Aeroporto
A cidade de Caxias do Sul fica a 120 quilômetros da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. O município é considerado a porta de entrada para a região da Serra Gaúcha. O Aeroporto de Vila Oliva ficará próximo à BR-116, que perpassa grandes centros turísticos como Gramado, Canela e Bento Gonçalves, importante centro vinicultor. Em 2019, a região recebeu mais de seis milhões de turistas.
  • Edifício Parque Cidade Corporate - Torre C,
    SCS Quadra 9, Lote C, Torre C - 7º e 8º andares
    Brasília - DF - 70.308-200
  • + 55 (61) 3426-3743
    + 55 (61) 3426-3967
    + 55 (61) 3426-3941
  • negocios@infrasa.gov.br
    institucional@infrasa.gov.br
    ontl@infrasa.gov.br