O processo de desestatização do setor ferroviário foi iniciado em 10/03/92, a partir da inclusão da Rede Ferroviária Federal S.A. - RFFSA no Programa Nacional de Desestatização-PND, pelo Decreto n.º 473/92, que propiciou o início da transferência de suas malhas para a iniciativa privada, durante um período de 30 anos, prorrogáveis por mais 30. Esse processo também resultou na liquidação da RFFSA, a partir de 07/12/99.
O modelo de concessão ferroviário foi feito por meio de leilão. As concessionárias assumiram o serviço público de transporte ferroviário de cargas e também o arrendamento dos ativos operacionais e vendas dos bens de pequenos valores.
Atualmente, o Governo licita para a iniciativa privada uma ferrovia já existente ou um trecho para construir uma nova ferrovia. Vence o leilão quem apresentar maior valor de outorga.
A participação da EPL, no âmbito da estruturação de projetos de concessão de ferrovias tem início com a elaboração dos estudos técnicos, incluindo demanda, operação, engenharia, modelagem econômico-financeira e estudos ambientais e jurídicos, que resultam em minutas de contratos e editais.
Cabe destacar que a EPL após a fase de conclusão dos estudos técnicos realiza regular e sistematicamente o acompanhamento ao longo de todo o processo de delegação de ativos de infraestrutura até o efetivo leilão, incluindo audiências públicas e prestação de esclarecimento junto ao controle externo, apoiando sobremaneira tanto o Ministério da Infraestrutura quanto as agências reguladoras.