- Quem Somos
-
- Comissão de Ética
- Código de Conduta e Integridade
- Integrantes da Comissão de Ética da EPL Como fazer consulta ou denúncia?
- Legislação
- Perguntas Frequentes
- Presentes e Brindes
- Seminários e outros eventos
- Conflitos entre autoridades
- Propostas de emprego
- Hospedagem
- Rendimento de Assessores
- Investimentos
- Quarentena
- Eleições
- Atividades Paralelas
- Uso de veículos oficiais
- Declaração Confidencial de Informações
- Clareza de posições
- Partidos políticos
- Nepotismo
Secretaria Executiva
Contato
Campanhas Educativas
Estatuto Social
Galeria de Diretores
- Gestão de Pessoas
- Lei Nº 12.743 - Criação da EPL Missão, Visão e Valores Estrutura Organizacional
- Rol de Responsáveis
- Colegiados (COAUD, CONFIS e COELE)
- Acesso à Informação
-
-
Institucional
Ações e Programas
Participação Social
Auditorias
Convênios e Transferências
Atas
Receitas e Despesas
Carta Anual
- Licitações e Contratos
- Empregados Informações classificadas Serviço de Informação ao Cidadão - SIC Perguntas Frequentes Dados Abertos Sobre a Lei de Acesso à Informação Acordos, Parcerias e Termos de Cooperação Técnica Gestão de Pessoas Consultas Públicas Cronologia de Pagamentos Legislação Demonstrações Financeiras Carta de Serviços ao Usuário Metas e Resultados Oportunidades de Negócios Ouvidoria EPL PAC - Plano Anual de Contratações
- Painel de Indicadores
- Política de Privacidade
- Governança
-
- Governança de TIC
- Políticas
-
Política de Governança Digital
Política de Dividendos
Política de Segurança da Informação e Comunicações - POSIC
Política de Integridade
Politica de Divulgação de Informações Relevantes
Política de Gestão de Riscos Corporativos
Política de Gestão de Pessoas - PGP
Política de Comunicação da EPL
Política de Transações com Partes Relacionadas
Política de Conformidade
Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
Relatórios
02 de agosto de 2022
As vias navegáveis do Brasil transportaram mais de 1 bilhão de toneladas de carga em 2021, número que representa um aumento de 5% em relação ao ano anterior. O setor aquaviário também registrou um aumento de 11% na movimentação de contêineres que ultrapassou a marca de 11,6 milhões de unidades de 20 pés. Os dados são o destaque da 6ª edição do Anuário Estatístico de Transportes elaborado pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), em parceria com a Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura (SFPP).
O trabalho traz dados do Observatório Nacional de Transporte e Logística da EPL e atualiza a série histórica iniciada em 2010. O Anuário Estatístico contempla informações de relevância do cenário macroeconômico do país e da infraestrutura e operação de transportes. O documento apresenta os índices econômicos e dados das principais cadeias produtivas do país, além dos quantitativos de infraestrutura de todos os modos e investimentos públicos e privados no setor de transporte, movimentação de cargas e de passageiros, acidentes de tráfego e meio ambiente.
O transporte aeroviário também é um dos destaques da nova edição do anuário. A recuperação do setor, em um cenário pós pandemia, resultou em um aumento de 29,5% no número de passageiros transportados em voos domésticos e internacionais, com 67,4 milhões de passageiros. O setor também registrou aumento na demanda de carga: em 2021 foram transportadas 1,3 milhões de toneladas, aumento de 31,1% em relação ao ano de 2020.
A movimentação de cargas por meio de oleodutos chegou a 61 milhões de m³ transportados, aumento de 6% em relação ao ano de 2020. Entre o transporte e a transferência das cargas, destacam-se o gás natural, etanol, petróleo e seus derivados. Em relação à movimentação específica de gasodutos, é possível perceber um crescimento gradual da média transportada por dia, dobrando o volume movimentado desde 2010. O Anuário Estatístico de Transportes mostra que movimentação diária passou de 62,8 milhões de m³ em 2010 para 133,8 milhões de m³ em 2021.
Por fim, os importantes resultados de transporte de cargas pelo modo ferroviário em 2021 refletem o crescimento do setor. De 2020 para 2021, houve aumento de 3,6% da tonelada útil movimentada, chegando a 506,8 milhões de toneladas, principalmente entre minério de ferro e granéis agrícolas. O minério de ferro, que é a principal carga transportada no país em peso, apresentou um aumento no transporte de 5,1% em relação a 2020, motivado principalmente pelo aumento da produção da commodity pelas grandes mineradoras.
Painéis Análiticos
Como na edição anterior, este ano o documento também traz uma série de painéis analíticos que foram elaborados pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL). A ferramenta possibilita a apresentação das informações de forma interativa e o comportamento dos diversos modos de transporte ao longo dos anos pode ser acompanhado a partir de gráficos comparativos, mapas e tabelas disponíveis no material.
Para conferir todos os detalhes da nova versão do Anuário Estatístico de Transportes, acesse: https://ontl.epl.gov.br/paineis-analiticos/painel-do-anuario-estatistico/