Seu navegador não suporta javascript!

Já somos Infra S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialContrato de concessão da rodovia Rio-Valadares é assinado pelo Ministério da Infraestrutura
Quem Somos
Comissão de Ética
Estatuto Social Galeria de Diretores
Gestão de Pessoas
Lei Nº 12.743 - Criação da EPL Missão, Visão e Valores Estrutura Organizacional
Rol de Responsáveis
Colegiados (COAUD, CONFIS e COELE)
Regimento Interno Regulamentos Internos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Transparência e Prestação de Contas

Contrato de concessão da rodovia Rio-Valadares é assinado pelo Ministério da Infraestrutura

27327 Contrato de concessao da rodovia Rio-Valadares e assinado pelo Ministerio da Infraestrutura 19/08/2022 - 18:22 31/12/2036 - 18:22 <div> <strong>Governador Valadares (MG) –</strong> Nesta sexta-feira (18), o Ministério da Infraestrutura assinou o contrato de concessão da BR-116/493/465/RJ/MG com o grupo EcoRodovias e garantiu mais R$ 11,3 bilhões em investimentos no setor rodoviário. A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) foi responsável pelos estudos que possibilitaram o leilão do trecho de 726,9 quilômetros de extensão entre as cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Governador Valadares (MG), realizado em maio deste ano.</div> <div> A cerimônia contou com a presença do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, do diretor-presidente da EPL, Mateus Szwarcwing, do diretor-geral da Agência Nacional dos Transportes Terrestres, Rafael Vitale, e de representantes do setor rodoviario e da concessionária que será responsável por operar a rodovia pelos próximos 30 anos. </div> <div>  </div> <div> <strong>Investimentos</strong></div> <div> <br /> O contrato assinado hoje prevê R$ 4 bilhões para obras e intervenções na BR-116/RJ; R$ 1,5 bilhão para a BR-493/RJ, conhecida como Arco Metropolitano; R$ 300 milhões para a BR-465/RJ; e R$ 5,5 bilhões para a BR-116/MG. Entre os investimentos, estão obras e intervenções como 303,2 quilômetros de duplicações e 255,2 quilômetros de faixas adicionais; 85,5 quilômetros de vias marginais; 775 acessos; três áreas de escape; 75 passarelas; 462 pontos de ônibus e 57 passagens de fauna. Na Serra de Teresópolis (RJ) a previsão é que 7,7 quilômetros passem por ampliação da capacidade, como forma de aumentar a segurança e a fluidez no trânsito e diminuir o impacto ambiental na região.</div> <div> <br /> <strong>Metodologia</strong></div> <div> <br /> O projeto da EPL para a Rio-Valadares contou com a parceria do International Finance Corporation (IFC), que contribuiu para o desenvolvimento da metodologia que resultou em inovações como o desconto na tarifa de pedágio para usuários frequentes da rodovia.  A medida reduzirá progressivamente o valor da tarifa para os veículos que façam trajetos de ida e volta repetidas vezes pelas mesmas praças de pedágio.</div> <br /> 0