EPL conclui processo de pré-certificação de ferrovias
22579EPL conclui processo de pre-certificacao de ferrovias 10/02/2021 - 10:1431/12/2036 - 10:14<p>
A Empresa de Planejamento e Log&iacute;stica (EPL) encaminhou esta semana ao Minist&eacute;rio da Infraestrutura os estudos que atestam que os projetos de tr&ecirc;s novas ferrovias est&atilde;o aptos para a emiss&atilde;o de &ldquo;selo verde&rdquo;, segundo os par&acirc;metros da Climate Bonds Initiative (CBI), organiza&ccedil;&atilde;o internacional que faz a certifica&ccedil;&atilde;o de empreendimentos sustent&aacute;veis. O trabalho serve como uma avalia&ccedil;&atilde;o pr&eacute;via de que os empreendimentos seguem os par&acirc;metros da Climate Bonds Initiative (CBI), organiza&ccedil;&atilde;o internacional que faz a certifica&ccedil;&atilde;o de iniciativas sustent&aacute;veis.</p>
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Com a certifica&ccedil;&atilde;o ambiental, a ser buscada pelos futuros concession&aacute;rios da Ferrovia de Integra&ccedil;&atilde;o Oeste-Leste (FIOL), da Ferrovia de Integra&ccedil;&atilde;o do Centro-Oeste (FICO) e da Ferrogr&atilde;o (EF-170) junto ao CBI, os projetos poder&atilde;o acessar financiamento no mercado de green bonds (t&iacute;tulos verdes), fundos direcionados a projetos sustent&aacute;veis.</p>
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T&iacute;tulos verdes s&atilde;o modalidades de investimento que levantam recursos para solu&ccedil;&otilde;es que apresentam benef&iacute;cios ambientais. Com o funcionamento similar a outros fundos de investimento, o diferencial dessa forma de financiamento &eacute; a garantia de que os recursos v&atilde;o para ativos classificados como &ldquo;verdes&rdquo;, contemplando, por exemplo, a redu&ccedil;&atilde;o da emiss&atilde;o de gases de efeito estufa e a adapta&ccedil;&atilde;o das estruturas &agrave;s mudan&ccedil;as do clima.</p>
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A avalia&ccedil;&atilde;o mostra, por exemplo, que a Ferrogr&atilde;o deve emitir 77% menos de CO&sup2; na atmosfera do que ocorre hoje no transporte por rodovias. Os crit&eacute;rios do CBI estabelecem que a redu&ccedil;&atilde;o deve ser de, no m&iacute;nimo, 25%. O estudo feito estima ainda que, no caso da FICO e da FIOL, essa queda fique entre 74% e 84%.</p>
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&ldquo;Os investimentos que obedecem aos crit&eacute;rios ESG (em ingl&ecirc;s, Enviroment, Social and Governance) s&atilde;o o futuro. Essa &eacute; uma medida pioneira no mundo e conseguimos com ela aumentar a atratividade dos projetos de infraestrutura do Governo Federal. Participar desse projeto mostra a miss&atilde;o da EPL, fomentar o crescimento do Brasil com inova&ccedil;&atilde;o e sustentabilidade&rdquo;, comemorou Arthur Lima, diretor-presidente da EPL.</p>
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O processo para adequar os projetos das tr&ecirc;s ferrovias aos par&acirc;metros exigidos pelo CBI, e que tornam os projetos eleg&iacute;veis a receber selo verde, foi coordenado pela Subsecretaria de Sustentabilidade do MInfra e pela EPL, com o apoio da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias (SFPP), da Ag&ecirc;ncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Valec.</p>
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A partir de agora, os futuros concession&aacute;rios ter&atilde;o a op&ccedil;&atilde;o de concluir a busca da certifica&ccedil;&atilde;o junto ao CBI. FIOL e Ferrogr&atilde;o t&ecirc;m leil&atilde;o previsto para o 2&ordm; trimestre deste ano. A FICO ainda n&atilde;o tem data prevista para ser concedida.</p>
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A certifica&ccedil;&atilde;o ambiental, ap&oacute;s efetivada, tem potencial de gerar ainda maior respeitabilidade e seguran&ccedil;a aos projetos de infraestrutura brasileiros ao redor do mundo &ndash; o que facilita o acesso a mercados e investidores estrangeiros. O Mercado de T&iacute;tulos Verdes e Clim&aacute;ticos atinge US$ 694 bilh&otilde;es globalmente e US$ 5,6 bilh&otilde;es no Brasil, segundo a CBI.</p>
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