Gazeta do Povo: Tarcísio de Freitas fala da importância da EPL
17137Gazeta do Povo: Tarcisio de Freitas fala da importancia da EPL09/05/2019 - 10:0731/12/2036 - 10:07<p style="text-align:justify">
<span style="font-size: 9pt; font-family: Arial, sans-serif;">Em mat&eacute;ria pulicada pela Gazeta do Povo ministro Tarc&iacute;sio de Freitas fala do importante papel da EPL na modelagem das novas concess&otilde;es de infraestrutura.<o:p></o:p></span></p>
<p>
<span style="font-size: 9pt; font-family: Arial, sans-serif;">Veja a &iacute;ntegra:<o:p></o:p></span></p>
<p>
<span style="font-size: 9pt; font-family: Arial, sans-serif;">&quot;As queridinhas da Infraestrutura: ministro anuncia quais estatais n&atilde;o ser&atilde;o privatizadas&rdquo;<o:p></o:p></span></p>
<p>
<span style="font-size: 9pt; font-family: Arial, sans-serif;">J&eacute;ssica Sant&#39;AnaBras&iacute;lia 08/05/201/ 22:00<o:p></o:p></span></p>
<p>
<span style="font-size: 9pt; font-family: Arial, sans-serif;">Contrariando as expectativas, o ministro de Infraestrutura, Tarc&iacute;sio Gomes de Freitas, confirmou nesta quarta-feira (8) que deve manter tr&ecirc;s estatais das que est&atilde;o sob guarda-chuva da pasta. S&atilde;o elas: a EPL, conhecida como estatal do trem-bala, a Valec, estatal das ferrovias, e a Infraero, que administra aeroportos. A ideia da pasta &eacute; reestruturar essas companhias ao longo do mandato.<o:p></o:p></span></p>
<p>
<span style="font-size: 9pt; font-family: Arial, sans-serif;">O ministro chegou a afirmar publicamente que iria extinguir a Valec e fechar ou privatizar o que restasse da Infraero ao final da concess&atilde;o de todos os aeroportos &agrave; iniciativa privada. J&aacute; o fechamento da EPL era esperado por ela estar na lista de estatais criadas durante governos petistas e que entraram na mira do presidente Jair Bolsonaro &ndash; ele afirmou, durante campanha eleitoral, que umas 50 delas seriam fechadas.<o:p></o:p></span></p>
<p>
<strong><span style="font-size: 9pt; font-family: Arial, sans-serif;">As explica&ccedil;&otilde;es do ministro</span></strong><span style="font-size: 9pt; font-family: Arial, sans-serif;"><o:p></o:p></span></p>
<p>
<span style="font-size: 9pt; font-family: Arial, sans-serif;">Tarc&iacute;sio disse que o governo vai manter a EPL porque ela desempenha um importante papel na modelagem das novas concess&otilde;es de infraestrutura. J&aacute; a Valec precisa ser mantida porque ela est&aacute; tocando a obra de um trecho da Ferrovia de Integra&ccedil;&atilde;o Oeste-Leste, conhecida como Fiol, e por estar transferindo parte das suas atividades na ferrovia Norte-Sul &agrave; Rumo. A informa&ccedil;&atilde;o que a Valec seria mantida pelo governo foi antecipada pela Gazeta do Povo em abril.<o:p></o:p></span></p>
<p>
<span style="font-size: 9pt; font-family: Arial, sans-serif;">Sobre a Infraero, Tarc&iacute;sio disse que, ao final da concess&atilde;o de todos os aeroportos, ela ser&aacute; enxugada, mas deve ser mantida. A ideia &eacute; transformar a Infraero numa prestadora de servi&ccedil;os para as novas concession&aacute;rias de aeroportos.<o:p></o:p></span></p>
<p>
<span style="font-size: 9pt; font-family: Arial, sans-serif;">Questionado pela reportagem sobre o porqu&ecirc; manter essas estatais, o ministro disse que elas desempenham fun&ccedil;&otilde;es importantes e se, reestruturadas, podem continuar contribuindo. Ele se mostrou incomodado com o termo estatal do trem-bala, argumentando que a EPL h&aacute; muito tempo abandonou esse projeto. A empresa foi criada em 2012 para elaborar estudos sobre o Trem de Alta Velocidade (TAV).<o:p></o:p></span></p>
<p>
<strong><span style="font-size: 9pt; font-family: Arial, sans-serif;">Duas estatais, pelo menos, ser&atilde;o privatizadas</span></strong><span style="font-size: 9pt; font-family: Arial, sans-serif;"><o:p></o:p></span></p>
<p>
<span style="font-size: 9pt; font-family: Arial, sans-serif;">Se EPL, Valec e Infraero devem ser mantidas, o ministro Tarc&iacute;sio Freitas confirmou a privatiza&ccedil;&atilde;o de duas estatais que est&atilde;o sob o guarda-chuva da sua pasta. Uma delas &eacute; a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que atua em Belo Horizonte, Recife, Macei&oacute;, Jo&atilde;o Pessoa e Natal. A outra &eacute; Trensurb: respons&aacute;vel pelo metr&ocirc; de superf&iacute;cie de Porto Alegre. No caso da CBTU, a empresa ter&aacute; suas atividades separadas por cidade para que seja poss&iacute;vel privatiz&aacute;-las.<o:p></o:p></span></p>
<p style="text-align:justify">
&nbsp;</p>
Gazeta do Povo0