Voltar para: Página Inicial
Imprensa
Notícias
Governo Federal lança nova ferramenta para cenários de planejamento



- Quem Somos
-
- Comissão de Ética
- Código de Conduta e Integridade
- Integrantes da Comissão de Ética da EPL Como fazer consulta ou denúncia?
- Legislação
- Perguntas Frequentes
- Presentes e Brindes
- Seminários e outros eventos
- Conflitos entre autoridades
- Propostas de emprego
- Hospedagem
- Rendimento de Assessores
- Investimentos
- Quarentena
- Eleições
- Atividades Paralelas
- Uso de veículos oficiais
- Declaração Confidencial de Informações
- Clareza de posições
- Partidos políticos
- Nepotismo
Secretaria Executiva
Contato
Campanhas Educativas
Estatuto Social
Galeria de Diretores
- Gestão de Pessoas
- Lei Nº 12.743 - Criação da EPL Missão, Visão e Valores Estrutura Organizacional
- Rol de Responsáveis
- Colegiados (COAUD, CONFIS e COELE)
- Acesso à Informação
-
-
Institucional
Ações e Programas
Participação Social
Auditorias
Convênios e Transferências
Atas
Receitas e Despesas
Carta Anual
- Licitações e Contratos
- Empregados Informações classificadas Serviço de Informação ao Cidadão - SIC Perguntas Frequentes Dados Abertos Sobre a Lei de Acesso à Informação Acordos, Parcerias e Termos de Cooperação Técnica Gestão de Pessoas Consultas Públicas Cronologia de Pagamentos Legislação Demonstrações Financeiras Carta de Serviços ao Usuário Metas e Resultados Oportunidades de Negócios Ouvidoria EPL PAC - Plano Anual de Contratações
- Painel de Indicadores
- Política de Privacidade
- Governança
-
- Governança de TIC
- Políticas
-
Política de Governança Digital
Política de Dividendos
Política de Segurança da Informação e Comunicações - POSIC
Política de Integridade
Politica de Divulgação de Informações Relevantes
Política de Gestão de Riscos Corporativos
Política de Gestão de Pessoas - PGP
Política de Comunicação da EPL
Política de Transações com Partes Relacionadas
Política de Conformidade
Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
Relatórios
27 de maio de 2022
Visualizador georreferenciado auxilia na tomada de decisões de políticas públicas
O Planejamento Integrado de Transportes (PIT) ganhou mais uma nova ferramenta de visualização e análise. O Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio do Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), lançou um visualizador georreferenciado que simplifica o consumo de informações do Plano Nacional de Logística – PNL 2035.
“O visualizador agrega ainda mais valor ao planejamento de transportes, já que ele torna possível a análise e a disponibilização de informações georreferenciadas”, explicou a secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do MInfra, Natália Marcassa.
Com base em dados geográficos, é possível comparar a rede de infraestrutura atual com os cenários previstos nos instrumentos de planejamento desenvolvidos pela EPL em conjunto com o MInfra, como o PNL – 2035 e, num futuro breve, os Planos Setoriais e os Planos Gerais. “Ou seja, é mais uma ferramenta à disposição dos formuladores de política pública e da academia para contribuir ainda mais com os instrumentos de planejamento”, afirmou a secretária.
A plataforma facilita a comunicação e a transparência da informação para a sociedade, pois permite que se explorem dados e variáveis por cenário de planejamento e propicia comparações entre cenários. “Essa ferramenta vai auxiliar no entendimento e na comparação entre cenários de planejamento e, consequentemente, na tomada de decisão”, disse.
Para o diretor-presidente substituto da EPL, Marcelo Caldas, a nova funcionalidade reforça a importância do ONTL como instrumento indutor da melhoria das informações para o planejamento do setor de transportes.
“Essa é mais uma forma de explorar os cenários de planejamento de longo prazo da infraestrutura e promover o debate tão importante para os próximos anos. A ferramenta desenvolvida pelo ONTL permite que os diversos cenários do PNL 2035 possam ser visualizados e comparados apresentando assim as mais variadas alternativas para a tomada de decisão”, destacou.
Como funciona?
Por meio de comparações, é possível visualizar, por exemplo, a maior participação dos modos de grande capacidade, como o ferroviário, quando se comparam cenários. Na figura abaixo, por exemplo, está a comparação do cenário base – construído com dados de 2017 e considerando apenas a manutenção da infraestrutura atual – com o cenário 9, que leva em conta os empreendimentos qualificados pelo Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), ou seja, com investimentos de maior impacto nos indicadores de resultado.
Na exploração de um cenário e uma variável, é possível consultar atributos das feições geográficas, observando os valores das diferentes variáveis no mapa. Para isso, basta clicar em Dados de Carregamento na barra superior para abrir uma nova janela de consulta.
Além disso, a ferramenta possui recursos de pesquisa no mapa por endereços, zoom, alteração de mapa base, medição de distâncias e impressão. O visualizador está disponível no seguinte endereço: https://ontl.epl.gov.br/planejamento/visualizador-geo/