2902
Portos
22/02/2013 - 11:35
31/12/2036 - 11:35
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<strong>Investimento estimado: R$ 37,4 bilh&otilde;es</strong></p>
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<strong>Contato:</strong> <a href="mailto:investimentosbrasil@planejamento.gov.br">investimentosbrasil@planejamento.gov.br</a></p>
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<span style="color: rgb(102, 102, 102);">Em 15 de agosto de 2012, o Governo Federal brasileiro lan&ccedil;ou o Programa de Investimentos em Log&iacute;stica. Em 6 de dezembro do mesmo ano, o Programa foi ampliado com a inclus&atilde;o de um conjunto de a&ccedil;&otilde;es espec&iacute;ficas voltadas para o setor portu&aacute;rio. O objetivo &eacute; expandir e modernizar a infraestrutura dos portos brasileiros por meio de parcerias estrat&eacute;gicas com o setor privado, promovendo sinergias entre as redes rodovi&aacute;ria e ferrovi&aacute;ria, hidrovi&aacute;ria, portu&aacute;ria e aeroportu&aacute;ria. O programa tem como principais diretrizes: Planejamento sist&ecirc;mico; Ganhos de escala; Aumento da concorr&ecirc;ncia; Reorganiza&ccedil;&atilde;o dos portos; Planejamento de longo prazo. O objetivo principal &eacute; melhorar a integra&ccedil;&atilde;o log&iacute;stica entre os diversos modais de transporte de forma a trazer ganhos de competitividade ao Brasil. &Eacute; esperado que investimentos em infraestrutura impulsionem o crescimento econ&ocirc;mico e promovam o desenvolvimento sustent&aacute;vel do Pa&iacute;s.</span></p>
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Em 09 de junho de 2015, foi anunciada pelo Governo Federal a segunda etapa do PIL dando continuidade ao processo de moderniza&ccedil;&atilde;o da infraestrutura de transportes do pa&iacute;s. Os investimentos desta nova etapa, no setor portu&aacute;rio, s&atilde;o estimados em cerca de R$ 37,4 bilh&otilde;es, sendo R$ 11,9 bilh&otilde;es em 50 novos arrendamentos, R$ 14,7 bilh&otilde;es em 63 novos TUPs e R$ 10,8 bilh&otilde;es em renova&ccedil;&otilde;es de arrendamentos. Os arrendamentos est&atilde;o divididos em dois blocos, com o primeiro contendo 29 terminais. Desse total,&nbsp;3 terminais j&aacute; foram leiloados na primeira fase do bloco 1 (um terminal para gr&atilde;os e dois para celulose no Porto de Santos). Do restante, seis terminais complementam a primeira fase do bloco 1 (composto por terminais no Par&aacute;) e&nbsp;outros 20&nbsp;terminais&nbsp;s&atilde;o referentes &agrave; segunda fase,&nbsp;distribu&iacute;dos entre os portos&nbsp;de Santos e do&nbsp;Par&aacute;. Est&atilde;o previstas tamb&eacute;m, as licita&ccedil;&otilde;es do segundo bloco, contendo 21 terminais distribu&iacute;dos nos portos de Suape, Aratu, Rio de Janeiro, S&atilde;o Sebasti&atilde;o, Santos, Paranagu&aacute;, S&atilde;o Francisco do Sul, Manaus, Santana e Itaqui.</p>
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