Seu navegador não suporta javascript!

Já somos Infra S.A.

Voltar para: Página Inicial Logística BrasilLogística Brasil RecursosRecursos NotíciasNotícias Página InicialSai aviso de edital de concessão de quatro rodovias federais
Quem Somos
Comissão de Ética
Estatuto Social Galeria de Diretores
Gestão de Pessoas
Lei Nº 12.743 - Criação da EPL Missão, Visão e Valores Estrutura Organizacional
Rol de Responsáveis
Colegiados (COAUD, CONFIS e COELE)
Regimento Interno Regulamentos Internos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Transparência e Prestação de Contas

Sai aviso de edital de concessão de quatro rodovias federais

A ANTT publicou hoje no Diário Oficial os avisos de edital das BRs 163 (MT), 060-153-262 (DF/GO/MG). Os leilões estão marcados para 27 de novembro (BR-163) e 04 de dezembro (os demais trechos). 


 

BR 163/MT

Este projeto integra a 3ª Etapa das Concessões Rodoviárias Federais – Fase 3 e está previsto no Programa Nacional de Desestatização – PND pelo Decreto nº 2.444, de 30 de dezembro de 1997, ao qual foi alterado pelos Decretos nº 5.432/2005 e nº 6.892/2009.
A concessão consiste na exploração por 30 anos da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade da rodovia BR-163/MT, no trecho de 850,9 km que se inicia na divisa com o estado do Mato Grosso do Sul e termina no km 855,0 (MT), no entroncamento com a rodovia MT 220.
O sistema rodoviário em questão abrange 19 municípios do Mato Grosso: Acorizal, Campo Verde, Cuiabá, Diamantino, Itiquira, Jaciara, Jangada, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Nobres, Nova Mutum, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, São Pedro da Cipa, Sinop, Sorriso, Várzea Grande e Vera.

Trecho a ser concedido


Foi definido para o sistema rodoviário em questão um esquema de pedagiamento com nove praças de pedágios, conforme ilustrado na tabela a seguir:

Localização das praças de pedágios ao longo da rodovia BR-163/MT

No

Praça

km

1

Itiquira

38/MT

2

Rondonópolis

138/MT

3

Campo Verde/Santo Antonio de Leverger

237/MT

4

Cuiabá/ Santo Antonio de Leverger

300/MT

5

Acorizal/Jangada

402/MT

6

Diamantino

515/MT

7

Nova Mutum

582/MT

8

Lucas do Rio Verde

667/MT

9

Sorriso

772/MT

 

A taxa interna de retorno de projeto (real), estabelecida pelo Poder Concedente, sobre o fluxo de caixa sem alavancagem, é de 7,20 % a.a. O que resultou nas seguintes tarifas:

               

Mai/2012 (R$)

Tarifa por km

0,0550

Tarifa praça 1

4,80

Tarifa praça 2

5,50

Tarifa praça 3

4,50

Tarifa praça 4

4,40

Tarifa praça 5

5,90

Tarifa praça 6

5,00

Tarifa praça 7

4,10

Tarifa praça 8

5,20

Tarifa praça 9

7,50

 

A cobrança da tarifa de pedágio somente poderá ter início após a conclusão dos trabalhos iniciais no sistema rodoviário, a execução de 10% das obras de duplicação.

O trecho concedido devera ser totalmente duplicado a partir da data de expedição da Licença de Instalação e deve ser concluída em até 48 (quarenta e oito) meses, conforme cronograma:

Quantitativo de duplicação por ano (%) 

Ano

Extensão (km)

%

72,6

16%

108,9

24%

154,2

34%

117,9

26%

Total para implantação

453,6

100%

Trecho duplicado

113,9

Extensão em duplicação pelo DNIT*

281,1*

Trecho de travessia urbana em pista simples a ser contornado*

2,3*

Extensão total 

850,9

*Valor subtraído no cálculo do Total Para Implantação

Os orçamentos de investimentos e custos de operação foram feitos com base nos custos unitários das obras, equipamentos e serviços e nos cronogramas de aquisição, reposição e operação. Esses cronogramas foram definidos em função do crescimento do tráfego e da manutenção dos padrões de qualidade estabelecidos para a rodovia.

Estão previstos os seguintes valores de investimentos, custos, receita de pedágio e tráfego: 

 

     Valores (preços de mai/12)

 Receita de pedágio

R$ 14,75 bilhões

 Investimentos

R$ 4,60 bilhões

 Investimentos (até o 5º ano)

R$ 2,38 bilhões

 Custos operacionais

R$ 2,74 bilhões

 

 

Tráfego

VDMA – todas as praças

3,23 milhões

 

O Programa de Exploração Rodoviária - PER define as seguintes melhorias físicas e operacionais:
- Implantação de 43 interseções, sendo 30 interconexões diamante, três interconexões trombeta, quatro interconexões trevos e seis retornos operacionais até o 5º ano e outras 10 interseções até o final da concessão;

- Implantação de 11 passarelas até o 5º ano e outras três até o final da concessão;

- Implantação de 9 melhorias em acesso até o 5º ano e outras duas até o final da concessão;
- Implantação de 27,5 km de vias marginais em travessias urbanas, segundo extensões definidas no PER até o 5º ano e outros seis km até o final da concessão;

- Implantação de contorno de 10,9 Km em Rondonópolis (MT).

 

Eventos

Descrição do Evento

Datas

1

Publicação do Edital

18/10/2013

2

Publicação do Manual de Procedimentos do Leilão

23/10/2013

3

Pedido de Esclarecimentos

Das 8h00 de 18/10/2013 até as 18h00** de 28/10/2013

4

Respostas aos esclarecimentos

11/11/2013

5

Termo final do prazo para impugnação ao Edital

20/11/2013

6

Recebimento, pela BM&FBOVESPA e pela Comissão de Outorga, de todas as vias dos volumes relativos a:

(i) Garantia da Proposta;

(ii) Proposta Econômica Escrita; e

(iii) Documentos de Qualificação

Data de recebimento dos envelopes

25/11/2013

Das 9h00 às 12h00

7

Publicação, no sítio eletrônico www.antt.gov.br, dasGarantias das Propostas não aceitas e sua motivação

27/11/2013

A partir das 18h00

8

Abertura das Propostas Econômicas Escritas dasProponentes cujas Garantias da Proposta tiverem sido aceitas

Sessão Pública do Leilão

27/11/2013

Às 10h00

9

Publicação no sítio eletrônico www.antt.gov.br da ordem de classificação das Propostas Econômicas Escritas

27/11/2013

A partir das 17h00

10

Publicação da Ata de Julgamento do Leilão, correndo-se dessa data o prazo para vistas e interposição de eventuais recursos acerca da decisão da Comissão de Outorga

04/12/2013

11

Finalização do prazo para vistas e interposição de recursos acerca da Ata de Julgamento do Leilão

09/12/2013

12

Abertura de prazo para impugnação aos recursos

10/12/2013

13

Finalização do prazo para impugnação aos recursos

16/12/2013

14

Publicação do julgamento dos recursos

10/01/2014

15

Homologação do Resultado do Leilão pela Diretoria daANTT

15/01/2014

16

Comprovação de atendimento, pela Proponentevencedora, das condições prévias à assinatura doContrato de Concessão, conforme indicado no item 15.3

Entre 16/01/2014 e 12/02/2014

17

Publicação do Ato de Outorga

19/02/2014

18

Assinatura do Contrato de Concessão

20/02/2014

 


 

BR-060-153-262 DF/GO/MG

Este projeto integra a 3ª Etapa das Concessões Rodoviárias Federais – Fase 3 e está previsto no Programa Nacional de Desestatização – PND pelo Decreto nº 2.444, de 30 de dezembro de 1997, ao qual foi alterado pelos Decretos nº 5.432/2005 e nº 6.892/2009.
A concessão consiste na exploração por 30 anos da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade das rodovias BR-060-153 DF/GO/MG,  trecho de 1.176,50 km das rodovias BR 060, BR 153 e BR 262, sendo: 630,20 km da BR 060 e BR 153, desde o entroncamento com a BR 251, no Distrito Federal, até a divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo, e 546,30 km da BR 262, do entroncamento com a BR 153 ao entroncamento com a BR 381, no estado de Minas Gerais.
O sistema rodoviário em questão abrange 47 municípios em três Unidades Federativas:
- Distrito Federal: Brasília
- Goiás: Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goianápolis, Goiânia, Goiatuba, Hidrolândia, Itumbiara, Morrinhos, Panamá, Piracanjuba, Professor Jamil, Santo Antônio do Descoberto e Terezópolis de Goiás.

- Minas Gerais: Araporã, Araújos, Araxá, Betim, Bom Despacho, Campo Florido, Campos Altos, Canápolis, Centralina, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conceição do Pará, Córrego Danta, Florestal, Fronteira, Frutal, Ibiá, Igaratinga, Juatuba, Luz, Mateus Leme, Moema, Monte Alegre de Minas, Nova Serrana, Pará de Minas, Perdizes, Prata, Sacramento, São Gonçalo do Pará, Uberaba e Veríssimo.


Trecho a ser concedido

Foi definido para o sistema rodoviário em questão um esquema de pedagiamento com 11 praças de pedágios, conforme ilustrado na tabela a seguir:


Localização das praças de pedágios ao longo das rodovias

No

Praça

km

1

Alexânia

43 da 060/GO

2

Goianápolis

459 da 153/GO

3

Piracanjuba / Professor Jamil

551 da 153/GO

4

Itumbiara

687 da 153/GO

5

Prata

123 da 153/MG

6

Fronteira / Frutal

226 da 153/MG

7

Florestal / Pará de Minas

391 da 262/MG

8

Luz

514 da 262/MG

9

Campos Altos

596 da 262/MG

10

Perdizes

732 da 262/MG

11

Campo Florido / Conceição das Alagoas / Veríssimo

861 da 262/MG

 

 

A taxa interna de Retorno de projeto (real), estabelecida pelo Poder Concedente, sobre o fluxo de caixa sem alavancagem é de 7,20 % a.a. O que resultou nas seguintes tarifas:

 

Mai/2012 (R$)

Tarifa por km

0,0594

Tarifa na Praça 1

6,30

Tarifa na Praça 2

4,70

Tarifa na Praça 3

6,80

Tarifa na Praça 4

8,20

Tarifa na Praça 5

7,20

Tarifa na Praça 6

4,30

Tarifa na Praça 7

5,90

Tarifa na Praça 8

6,10

Tarifa na Praça 9

6,50

Tarifa na Praça 10

7,70

Tarifa na Praça 11

6,30

 

A cobrança da tarifa de pedágio somente poderá ter início após a conclusão dos trabalhos iniciais no sistema rodoviário e a execução de 10% das obras de duplicação. O trecho concedido devera ser totalmente duplicado a partir da data de expedição da Licença de Instalação e deve ser concluída em até 48 (quarenta e oito) meses, conforme cronograma:

Quantitativo de duplicação por ano (%) 

Ano

Extensão (km)

% do Total a ser duplicado

103,6

16%

155,5

24%

220,3

34%

168,4

26%

Total para implantação

647,8

100%

Trecho duplicado

528,7

Extensão em duplicação pelo DNIT

0

Trecho de travessia urbana em pista simples a ser contornado*

0*

Extensão do lote

1.176,5

*Valor subtraído no cálculo do total para implantação

Os orçamentos de investimentos e custos de operação foram feitos com base nos custos unitários das obras, equipamentos e serviços e nos cronogramas de aquisição, reposição e operação. Esses cronogramas foram definidos em função do crescimento do tráfego e da manutenção dos padrões de qualidade estabelecidos para a rodovia.

Estão previstos os seguintes valores de investimentos e custos, receita de pedágio e tráfego: 

 

 

Valores (preços de mai/12)

Receita de pedágio

R$ 22,96 bilhões

Investimentos

R$ 7,15 bilhões

Investimentos (até o 5º ano)

R$ 3,98 bilhões

Custos operacionais

R$ 3,58 bilhões

 

 

 Tráfego

VDMA – todas as praças

6,12 milhões

 

O Programa de Exploração Rodoviária – PER  define as seguintes melhorias físicas e operacionais:

- Implantação de 84 interseções, sendo 55 interconexões diamante, 19 interconexões trombeta, seis interconexões trevo e quatro retornos operacionais até o 5º ano e outras 16 interseções até o final da concessão;

- Implantação de 38 passarelas até o 5º ano e outras seis até o final da concessão;

- Implantação de 11 melhorias em acesso até o 5º ano e mais duas até o final da concessão;

- Implantação de 36,5 km de vias marginais em travessias urbanas, segundo extensões definidas no PER até o 5º ano e outros seis km até o final da concessão;

- Implantação de contorno de 30 km em Goiânia (GO).

 

Eventos

Descrição do Evento

Datas

1

Publicação do Edital

18/10/2013

2

Publicação do Manual de Procedimentos do Leilão

23/10/2013

3

Pedido de Esclarecimentos

Das 8h00 de 18/10/2013 até as 18h00** de 01/11/2013

4

Respostas aos esclarecimentos

22/11/2013

5

Termo final do prazo para impugnação ao Edital

26/11/2013

6

Recebimento, pela BM&FBOVESPA e pela Comissão de Outorga, de todas as vias dos volumes relativos a:

(i) Garantia da Proposta;

(ii) Proposta Econômica Escrita; e

(iii) Documentos de Qualificação

Data de recebimento dos envelopes

02/12/2013

Das 9h00 às 12h00

7

Publicação, no sítio eletrônico www.antt.gov.br, dasGarantias das Propostas não aceitas e sua motivação

03/12/2013

A partir das 18h00

8

Abertura das Propostas Econômicas Escritas dasProponentes cujas Garantias da Proposta tiverem sido aceitas

Sessão Pública do Leilão

04/12/2013

Às 10h00

9

Publicação no sítio eletrônico www.antt.gov.br da ordem de classificação das Propostas Econômicas Escritas

04/12/2013

A partir das 17h00

10

Publicação da Ata de Julgamento do Leilão, correndo-se dessa data o prazo para vistas e interposição de eventuais recursos acerca da decisão da Comissão de Outorga

11/12/2013

11

Finalização do prazo para vistas e interposição de recursos acerca da Ata de Julgamento do Leilão

16/12/2013

12

Abertura de prazo para impugnação aos recursos

17/12/2013

13

Finalização do prazo para impugnação aos recursos

23/12/2013

14

Publicação do julgamento dos recursos

17/01/2014

15

Homologação do Resultado do Leilão pela Diretoria daANTT

22/01/2014

16

Comprovação de atendimento, pela Proponentevencedora, das condições prévias à assinatura doContrato de Concessão, conforme indicado no item 15.3

Entre 23/01/2014 e 19/02/2014

17

Publicação do Ato de Outorga

26/02/2014

18

Assinatura do Contrato de Concessão

27/02/2014

 

Fonte: ANTT

  • Edifício Parque Cidade Corporate - Torre C,
    SCS Quadra 9, Lote C, Torre C - 7º e 8º andares
    Brasília - DF - 70.308-200
  • + 55 (61) 3426-3743
    + 55 (61) 3426-3967
    + 55 (61) 3426-3941
  • negocios@infrasa.gov.br
    institucional@infrasa.gov.br
    ontl@infrasa.gov.br