Seu navegador não suporta javascript!

Já somos Infra S.A.

Voltar para: Página Inicial Acesso à InformaçãoAcesso à Informação Acordos, Parcerias e Termos de Cooperação TécnicaAcordos, Parcerias e Termos de Cooperação Técnica Página Inicial13/013 - EPL x PNUD
Quem Somos
Comissão de Ética
Estatuto Social Galeria de Diretores
Gestão de Pessoas
Lei Nº 12.743 - Criação da EPL Missão, Visão e Valores Estrutura Organizacional
Rol de Responsáveis
Colegiados (COAUD, CONFIS e COELE)
Regimento Interno Regulamentos Internos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Transparência e Prestação de Contas

Projeto de Cooperação Técnica Internacional nº 13/013 - EPL x PNUD (Ativo)

Tipo: Projeto de Cooperação Técnica Internacional

Situação: Ativo

Em 2013, a Empresa de Planejamento e Logística S/A - EPL e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, firmaram o Projeto de Cooperação Técnica Internacional BRA 13/013 para proposição de modelos de gestão da melhora de eficiência econômica, social e ambiental para o planejamento do sistema de transportes brasileiro. Este projeto visa dotar a EPL de instrumentos técnicos para o planejamento e gestão do transporte do Brasil.

Em 2013, a Empresa de Planejamento e Logística S/A – EPL e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, firmaram o Projeto de Cooperação Técnica Internacional BRA 13/013  para Proposição de Modelos de Gestão da Melhora de Eficiência Econômica, Social e Ambiental para o Planejamento do Sistema de Transportes Brasileiro. Este Projeto visa dotar a EPL de instrumentos técnicos para o planejamento e gestão do transporte no Brasil. Diante disso, o PNUD, torna público, para o conhecimento dos interessados os editais de seleção para contratação de pessoas físicas na modalidade produto no âmbito do Projeto BRA 13/013.

O referido instrumento foi submetido, em 23/12/2016, a uma Revisão Substantiva, que teve como objetivo prorrogar sua vigência até 26/12/2018, bem como realizar ajustes orçamentários referentes a variações cambiais e cancelar e incluir atividades, ente elas, a inclusão de ações que propiciariam como resultado um “modelo de integração, planejamento, monitoramento e divulgação de informações e dados logísticos de transportes”.

Desta forma, em setembro de 2017, foi celebrada a Carta Acordo entre o PNUD e a empresa pública espanhola INECO, no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica Internacional BRA 13/013, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências que permitirão colocar o ONTL da EPL em operação, bem como desenvolver um banco de dados e serviços de informações para que se torne uma referência no conhecimento de logística e transporte no Brasil.

Em dezembro de 2017, tornou-se imprescindível a adaptação do Projeto às novas necessidades de instrumentos técnicos e modelos de gestão. Desta forma, foi firmada a Revisão Substantiva “C” com o objetivo de prorrogar a vigência do Projeto BRA/13/013 até 26 de dezembro de 2019, aportar recursos e ajustar o Plano de Trabalho para os anos subsequentes.

Em agosto de 2019, o Projeto foi submetido a nova Revisão Substantiva, denominada “Revisão Substantiva 3”, que teve por objeto (i) ajustar o orçamento total do Projeto e (ii) prorrogar sua vigência até 30 de dezembro de 2020, tendo em vista o desenvolvimento de novos estudos.

Nesse ínterim, o setor de transportes tornou-se uma das grandes prioridades do Governo Federal, o que engendrou o fortalecimento de políticas públicas voltadas para odesenvolvimento e expansão de infraestruturas de transportes e logística, como rodovias, ferrovias, aeroportos, hidrovias, portos, mobilidade urbana, em regime público ou mediante parcerias com a iniciativa privada.
 
Diante desse cenário, tornou-se imperiosa a adaptação do Projeto às novas necessidades demandadas pelo Governo Federal, sendo o Projeto submetido a "Revisão Substantiva 4", que teve por objeto a (i) prorrogação da vigência até 31 de dezembro de 2023, (ii) incluir o resultado 1.8(“Desenvolvimento de metodologia para elaboração, atualização, transferência de conhecimento e monitoramento de Planos Mestres Portuários”) no Projeto e, consequentemente, ajustar o plano de trabalho para 2020 e anos subsequentes e (iii) aportar orçamento. 

 

  • Edifício Parque Cidade Corporate - Torre C,
    SCS Quadra 9, Lote C, Torre C - 7º e 8º andares
    Brasília - DF - 70.308-200
  • + 55 (61) 3426-3743
    + 55 (61) 3426-3967
    + 55 (61) 3426-3941
  • negocios@infrasa.gov.br
    institucional@infrasa.gov.br
    ontl@infrasa.gov.br